Patente no MIAT a partir de 4 de fevereiro 2023
A exposição de tapeçaria “Arte Cromática de Júlia Ramalho”irá estar patente no MIAT de 4 de fevereiro a 30 de abril 2023. Trata-se de uma exposição de tapeçaria que inclui vários trabalhos da artista têxtil.
Autodidata Alcobacense com gosto, paixão, dedicação e sensibilidade ao artesanato, nomeadamente nas vertentes de tapeçarias (estopa de linho e lãs).
Começou aos 16 anos a ser motivada pelo manuseamento da agulha em pequenos trabalhos, que rapidamente passaram a ser mais difíceis e complicados, não só pelo ensino administrado, mas fundamentalmente, pelo entusiasmo e vontade, e ao longo do tempo, com estudo e exercícios de paciência e insistência, com dedicação cuidada e persistente, aliados à sua sensibilidade artística, onde sai o seu cunho pessoal numa estrutura de estética de efeitos artísticos e cromáticos.
“Tudo começou pelo interesse nos trabalhos da Dona Irene Natividade, para quem passei a trabalhar desde os 14 anos, esta ilustre Alcobacense além da pintura fazia bordados e tapeçaria. Com a convivência e o tempo que passamos juntas, fui ganhando o gosto por essa arte.” “Já fiz várias exposições em galerias, feiras de artesanato e hóteis, já foram mencionadas
em revistas e jornais, já fui a vários programas de televisão. O meu principal objetivo era dar a conhecer esta arte, não deixar que fique no esquecimento, pois é uma arte muito rica para ficar escondida.”
Júlia Ramalho